Como ter Sucesso no Delivery

O que é uma cozinha fantasma?

1/12/2020 4:31 PM

Se você trabalha na indústria de restaurantes, provavelmente já ouviu falar muito sobre um novo conceito chamado "cozinhas fantasmas"

Como em qualquer inovação em restaurantes, a tendência da cozinha fantasma está evoluindo rapidamente e crescendo a um ritmo acelerado. Neste artigo, vamos investigar tudo o que você precisa saber sobre cozinhas fantasmas e responder perguntas-chave como o que é uma cozinha fantasma? De onde veio o conceito de cozinha fantasma ou cozinha sombria? Quais são os diferentes tipos de cozinhas-fantasmas? Quais são os benefícios de um restaurante abrir uma cozinha fantasma? Qual poderia ser o futuro das cozinhas fantasmas, e da indústria de restaurantes, agora que as cozinhas fantasmas fazem parte delas?

what is a ghost kitchen

O que é uma cozinha fantasma?

Uma cozinha fantasma, também conhecida como cozinha escura, cozinha virtual, cozinha à sombra ou cozinha comissariada, é uma instalação de preparação de alimentos que prepara refeições para ordens de entrega. Você pode pensar em uma cozinha fantasma como um restaurante sem assentos para jantar ou uma cozinha comercial otimizada para o atendimento de pedidos de entrega. Uma cozinha fantasma pode ser usada para lançar um restaurante totalmente novo, ou para aumentar o alcance de um restaurante já existente, criando novas "frentes de loja virtuais" em diferentes áreas. Um restaurante com uma única localização de tijolo e argamassa provavelmente só entregará dentro de um raio de 5 quilômetros de seu restaurante físico. Se eles criassem uma cozinha fantasma fora desse raio de 5 quilômetros, eles poderiam começar a entregar a uma base de clientes totalmente nova. Além disso, muitos restaurantes criam cozinhas fantasmas em áreas de alto volume de pedidos com uma quantidade significativa de demanda de entrega - resultando em maior alcance, pedidos e vendas.

A origem das cozinhas fantasmas

Há múltiplos fatores que contribuíram para o aumento das cozinhas fantasmas - desde mudanças econômicas, a mudanças no comportamento do consumidor, a novas formas de emprego, aumento dos preços dos imóveis e circunstâncias culturais imprevistas. Entender de onde vieram as cozinhas fantasmas exige que consideremos que…

  1. Os restaurantes funcionam com margens baixas, a contratação e supervisão de funcionários é cara e constante.
  2. O crescimento do smartphone e a importância da conveniência mudou o comportamento do consumidor em direção ao pedido e entrega digitais - que cresceu 300% mais rápido do que o tráfego de refeições desde 2014.
  3. A ideia de emprego tradicional caiu durante a última década, pois a gig-economia cresceu rapidamente. Hoje, 40% dos milenares são gig-workers ou freelancers, e 40% das empresas ao redor do mundo contratam gig workers. Isto cria um grupo de potenciais motoristas para aplicações como Uber Eats, e um grupo de potenciais funcionários de retaguarda para trabalhar em cozinhas fantasmas.
  4. A abertura de um restaurante de tijolos e argamassa em 2021 requer muito dinheiro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo restaurantowner.com, a abertura de um restaurante tradicional custa entre $175.500 e $750.000. Como o preço dos imóveis comerciais continua a aumentar, a eliminação da necessidade de alugar um grande espaço físico com lugares para jantar parece cada vez mais atraente para os restaurantowner.com.

A condição final que não pode ser ignorada é o impacto da COVID-19 tanto no comportamento do consumidor quanto nos restaurantes. À medida que os pedidos de permanência em casa foram sendo feitos em todo o mundo, os clientes começaram a fazer pedidos de entrega com mais frequência do que nunca. E com capacidade reduzida e fechamentos, a entrega tornou-se o único meio de sobrevivência da indústria de restaurantes. Enquanto as restrições continuam a mudar e a levantar, espera-se que a entrega ainda cresça a um ritmo acelerado durante a próxima década.

A combinação destas mudanças culturais e desafios abriu a oportunidade para a inovação em muitos setores, talvez mais notadamente na indústria da gastronomia, e a tendência das cozinhas fantasmas ganhou força. Rápido.

food delivery growth pandemic

Quais são os diferentes tipos de cozinhas fantasmas?

Agora que sabemos o que são cozinhas fantasmas e de onde elas vieram, vamos olhar para os diferentes tipos de cozinhas fantasmas.

1. Incubadoras ou cozinhas pop-up. Uma incubadora ou cozinha fantasma pop-up é um espaço que é anexado a um restaurante de tijolo e cimento, mas é usado exclusivamente para atender pedidos online e de entrega. As cozinhas incubadoras permitem que os restaurantes tradicionais experimentem novos conceitos, minimizem o caos na cozinha e criem novos fluxos de receita.. 

what is an incubator kitchen

2. Cozinhas comunitárias ou compartilhadas. As cozinhas comunitárias são espaços comerciais compartilhados por múltiplos restaurantes. Elas vêm equipadas com todos os eletrodomésticos e utensílios de cozinha necessários para atender pedidos on-line, e não exigem um grande adiantamento ou contrato vitalício. As cozinhas comunitárias são essencialmente cozinhas disponíveis para aluguel a qualquer restaurante ou empresário de alimentos.

3. Módulos de cozinha. Uma cozinha com dimensões reduzidas é o tipo de cozinha fantasma mais barata. Geralmente acabam ficando em contêineres de embarque, os recipientes de cozinha são frequentemente colocados em estacionamentos atrás de restaurantes, tornando-os facilmente transportáveis, mas pequenos e desconfortáveis para o trabalho. 

Os benefícios de dirigir uma cozinha fantasma

Economize dinheiro... muito dinheiro

Vamos começar com um dos principais benefícios: as cozinhas fantasmas são mais econômicas do que os restaurantes de tijolo e cimento. Estes estabelecimentos não só permitem começar com pouco investimento de capital (o que significa menos risco), mas também são uma ótima maneira de reduzir os custos operacionais. Sem mão-de-obra de frente de casa, sua equipe será menor, você não precisará de tanto espaço e poderá dizer adeus às decorações e à maior parte dos móveis. Graças a estes custos minimizados, os restaurantes são capazes de maximizar seus lucros.

Não há necessidade de localizações privilegiadas

Claro, você tem pedido comida todas as sextas-feiras do mesmo restaurante grego há meses e você sente que sabe de dentro para fora... mas você realmente sabe onde ela está? Cozinhas fantasmas não são destinadas a receber hóspedes, então você terá mais liberdade ao escolher um local. Mesmo que você precise levar em conta o rádio de entrega para colocar sua cozinha em um hotspot, você pode tirar proveito de locais subutilizados. Esta possibilidade de estar em um espaço menos popular não só o ajudará a encontrar um lugar mais rápido e a reduzir seus custos, como também é melhor para os motoristas receberem pedidos.

Liberdade para se adaptar e evoluir

Liberdade de adaptação e evolução A beleza de apenas "existir" online é que você pode facilmente mudar e adaptar seu conceito. Você lançou uma marca de hambúrgueres e ela não está funcionando como esperado? Não se preocupe, pode ser uma loja de hot dog até amanhã. Você quer participar da loucura da popularidade dos sanduíches japoneses? Você pode, uma vez que você impulsionar seu novo menu ao vivo com um único clique. Este aumento de velocidade para o mercado é ótimo para os restaurantes que estão dispostos a experimentar. Além disso, você pode até mesmo executar várias marcas virtuais para otimizar seu negócio a partir da mesma cozinha fantasma.

Logística simplificada

Se você tem feito malabarismos tanto com ordens internas quanto com ordens de entrega, você já sabe como pode ser difícil. Ao focar apenas na entrega, as cozinhas fantasmas são capazes de preparar mais pedidos e levá-los a seus clientes em menos tempo. Além disso, se você trabalha com uma solução de gerenciamento de entrega como a Hubster, todos os seus pedidos on-line são simplificados em um único tablete, independentemente do aplicativo de entrega que o cliente estiver usando. Isto significa menos aborrecimentos e mais tempo para focar no que realmente importa: a comida.

simplify restaurant operations

Os desafios de administrar uma cozinha fantasma

Ganhar visibilidade pode ser difícil sem uma presença física

A menos que seu restaurante já seja bem conhecido, você terá que trabalhar duro para desenvolver sua marca. Esqueça o trânsito: sem localização física, você será forçado a competir em um mercado digital muito concorrido. Nosso conselho? As opiniões dos clientes são fundamentais. Se você ainda não tem uma estratégia para avaliações, este é o momento de trabalhar para aumentar a credibilidade de seu restaurante e impulsionar seu posicionamento on-line.

Manter e fortalecer o relacionamento com o cliente pode ser um desafio

Um restaurante de tijolos e cimento é um lugar para oferecer experiências... mas como você oferece uma boa experiência à distância? Com quase 0 interação com o cliente, você tem que ser criativo a fim de fidelizar o cliente. Pequenos detalhes serão fundamentais para que seus clientes possam fazer um novo pedido e conversar sobre seu restaurante com amigos ou em mídias sociais.

Os aplicativos de entrega de terceiros ditam o jogo

Gerenciar uma cozinha fantasma significa que as plataformas de entrega são seu principal canal de vendas. Embora aplicativos como Uber Eats, Skip the Dishes e Grubhub sejam ótimos para colocá-lo diante de um grande público e divulgar a palavra, você estará dependendo de terceiros e dando parte de seu controle. Além disso, você precisará aprender como navegar em cada plataforma para aumentar a visibilidade de sua marca e obter melhores resultados de busca.

how to sign up for uber eats

Você não possui necessariamente sua reputação da mesma forma que um restaurante tradicional

O momento dos pedidos on-line é crucial, mas não está realmente em suas mãos depois que os alimentos saíram da cozinha: o motorista vai pegar o pedido na hora certa? Qual será a rapidez de entrega? Os itens chegarão como previsto? Gostando ou não, sua reputação será afetada pelo serviço de aplicativos de entrega de terceiros e, infelizmente, uma má experiência com eles refletirá em seu restaurante. Para assumir o controle, é preciso estar em cima de seus pedidos e números online. Ao fazer parceria com uma solução como a Hubster, você pode sincronizar perfeitamente todos os seus pedidos em um só lugar para eliminar erros no atendimento e obter métricas valiosas em seu negócio como pedidos perdidos, perda de receita, quebra de disponibilidade e muito mais.

O futuro das cozinhas fantasmas

É claro que as cozinhas fantasmas oferecem muitas vantagens, mas será que elas realmente estão aqui para ficar? De acordo com um novo relatório da Rockville Research, o mercado mundial de distribuição de alimentos "está estimado em US $254 bilhões no ano de 2028, crescendo a uma CAGR de 10,9% no período de 2021 a 2028". Considerando que se espera que a entrega continue crescendo mais rápido do que o jantar, as cozinhas fantasmas continuam sendo uma grande escolha para os restaurantes para provar seus negócios no futuro.

Enquanto as cozinhas fantasmas apresentarem uma alternativa de baixo custo para a operação de um restaurante tradicional, haverá espaço no mercado para elas.


Se você é um restaurante tradicional ou fantasma procurando otimizar e gerenciar suas operações de entrega, preencha o formulário abaixo para começar hoje mesmo!

Últimos posts

As vezes, você só quer algo a mais. Mais suporte. Mais funcionalidades. Mais de tudo.
Como ter Sucesso no Delivery

Faturando os custos de entrega na rentabilidade do seu mix de produtos

Quer a entrega de terceiros seja seu prato principal ou represente apenas uma fatia de seu mix de produtos (PMIX), é melhor conhecer suas vantagens.

Como ter Sucesso no Delivery

As 10 principais características da Hubster para uma rede de Restaurantes

As 10 principais características da Hubster para uma rede de Restaurantes.

Como ter Sucesso no Delivery

As principais razões pelas quais seu restaurante deve criar marcas virtuais

Criar marcas virtuais para seu restaurante está rapidamente se tornando a solução para dominar as aplicações de entrega sem um grande investimento.

Como ter Sucesso no Delivery

O que é uma cozinha fantasma?

Como em qualquer inovação em restaurantes, a tendência da cozinha fantasma está evoluindo rapidamente e crescendo a um ritmo acelerado.

Como ter Sucesso no Delivery

5 passos simples para melhorar o menu do seu restaurante em plataformas de entrega para aumentar as encomendas e vendas

5 passos simples para melhorar o menu do seu restaurante para melhorar as suas vendas, a satisfação do cliente, e muito mais!

Como ter Sucesso no Delivery

Como os Parceiros Globais da Hubster partilham cultura através da alimentação

Continue a ler para aprender mais sobre as formas como os parceiros Hubster utilizam a comida como ferramenta para expandir as suas paletas das pessoas, trazer alegria, e construir uma comunidade.

Sobre o Hubster

Apresentamos a solução Painel de Relatórios

Vamos explicar a forma como pode utilizar a nossa nova ferramenta de Relatórios para aumentar as vendas hoje.

Destaques Locais

Burger X faz parceria com Hubster para melhorar sua operação de delivery

"Com a implementação da ferramenta foi possível reduzir a equipe já que não precisamos mais de uma pessoa em frente de cada computador”, comenta Thiago Lanna, Sócio Proprietário, Burger X

Como ter Sucesso no Delivery

Porque é que o seu restaurante deve estar em mais do que um serviço de entrega de comida

Aprenda a inscrever-se em múltiplas plataformas de entregas, para aumentar o alcance, vendas, sensibilização e muito mais para o seu restaurante

Solutions for enterprise customers

For restaurant groups with more than 10 locations, we love getting you up and running as smoothly and quickly as possible. Let us know what you need, and we’ll custom-tailor the right solution for your business. Let’s have a conversation about it.

Talk to someone