Como ter Sucesso no Delivery

O que é uma Cozinha fantasma?

1/12/2020 4:31 PM

Se trabalha na indústria da gastronomica, provavelmente já ouviu falar das “cozinhas fantasma”

Como qualquer inovação gastronómica, as cozinhas fantasma estão evoluindo e aumentando rapidamente. Neste artigo, vamos-lhe explicar tudo que precisa saber sobre as cozinhas fantasma e iremos responder a perguntas importantes tais como:

O que é uma cozinha fantasma? De onde vem esse conceito de cozinha fantasma ou dark kitchen? Quais são os tipos de cozinhas fantasma? Que benefícios traz para um restaurante, ter uma cozinha fantasma? Como será o futuro das cozinhas fantasmas e da indústria da restauração agora que elas existem?

what is a ghost kitchen

O que é uma cozinha fantasma?

Uma cozinha fantasma, conhecida em inglês como dark kitchen, é um lugar onde a comida é preparada para pedidos de entrega. Ou seja, uma cozinha fantasma é como um restaurante, mas sem lugares sentados, também chamada de cozinha comercial otimizada apenas para pedidos de entrega. Este tipo de cozinha pode ser usada para abrir um restaurante completamente novo, ou para aumentar o alcance de um restaurante já existente, pois cria novas "filiais virtuais" em diferentes áreas. Um restaurante com uma única filial física, só pode fazer entregas num raio de 10 km. Mas se criar uma cozinha fantasma fora desse raio de 10 km, pode alcançar novos clientes. Além disso, muitos restaurantes abrem cozinhas fantasmas em áreas onde existe muita procura por pedidos de entrega, aumentando assim o seu alcance, pedidos e vendas.

Como surgiram as cozinhas fantasma?

Múltiplos fatores contribuíram para o surgimento de cozinhas fantasmas: mudanças económicas, mudanças no comportamento do consumidor, novas formas de emprego, aumento dos preços dos imóveis e circunstâncias culturais imprevisíveis. Para entender de onde vieram as cozinhas fantasmas, é necessário termos em conta o seguinte:

  1. Os restaurantes trabalham com margens de lucro baixas, contratar e supervisionar funcionários tem um custo elevado e constante.
  2.  O aumento do uso de smartphones e a importância da comodidade, mudou o comportamento dos consumidores mediante os pedidos digitais e o serviço de entregas que, desde 2014, cresceu cerca de 300% mais rápido que a tradicional opção de sentar-se para comer em um restaurante.
  3. O conceito de emprego tradicional caiu na última década, enquanto a economia de trabalho temporário cresceu com rapidez. Hoje 40% da nova geração, também conhecidos como "Millenials", são trabalhadores independentes, e 40% das empresas do mundo querem contratar estes trabalhadores. Isso cria um grupo de potenciais motoristas para aplicativos como o Uber Eats, e um grupo de potenciais funcionários para trabalhar em cozinhas fantasmas.
  4. Abrir um restaurante físico em 2021 requer um capital elevadíssimo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo restaurantowner.com, abrir um restaurante tradicional custa entre  $ 175.500 e  $ 750.000. À medida que o preço dos imóveis comerciais continuam aumentando, remover a  necessidade de alugar um grande espaço físico com lugares sentados para jantar é cada vez mais atraente para a restauração.
  5. A condição final, que não pode ser ignorada, o impacto do COVID-19, tanto no comportamento do consumidor quanto nos restaurantes. À medida que os pedidos realizados a partir de casa começaram a tomar forma a nível global, os clientes começaram a pedir a entrega em casa com mais frequência que nunca. E com a capacidade reduzida e fechamentos, a entrega tornou-se o único meio de sobrevivência da indústria de restauração. Enquanto as restrições continuam mudando, espera-se que a entrega em casa cresça a um ritmo acelerado na próxima década

A combinação destas mudanças culturais e desafios,  abriram a oportunidade de inovação em muitos setores, de forma mais notória na indústria da restauração, a tendência das cozinhas fantasmas disparou. Rapidamente.  

food delivery growth pandemic

Quais são os diferentes tipos de cozinhas fantasmas?

Agora que sabemos o que são cozinhas fantasmas e de onde vieram, vamos ver os diferentes tipos de cozinhas fantasma

1. Cozinhas incubadoras ou pop-upUma incubadora ou cozinha fantasma pop-up é um espaço que é anexado a um restaurante de tijolo e cimento, mas é usado apenas para realizar pedidos de entrega on-line. As cozinhas incubadoras permitem que os restaurantes tradicionais experimentem novos conceitos, minimizem a desordem na cozinha e criem novas fontes de rendimentos.

what is an incubator kitchen

2. Cozinhas partilhadas. Cozinhas partilhadas são espaços comerciais compartilhados por vários restaurantes. Estão equipadas com todos os aparelhos e utensílios necessários para os pedidos on-line, não exigem um pagamento elevado, nem contrato vitalício. Cozinhas partilhadas são basicamente cozinhas disponíveis para alugar, para qualquer restaurante ou empresários empreendedores desta indústria. 

3. Cozinhas móveis. As cozinhas móveis são um tipo de cozinha fantasma com menos equipamento, normalmente montam-se dentro de um container. Outras vezes num estacionamento atrás do restaurante. São fáceis de transportar, contudo podem ser pequenas e algo incomodo para se trabalhar.

Os benefícios de ter uma cozinha fantasma

Poupe dinheiro… muito dinheiro

Vamos começar com um dos principais benefícios: as cozinhas fantasmas são mais económicas do que restaurantes de tijolo e cimento. Estes estabelecimentos não só permitem que comece com pouco investimento de capital (o que significa menos risco), mas também são uma ótima maneira de reduzir os custos operacionais. Como não tem custos com empregados de mesa, necessita de uma equipe menor, não necessita de tanto espaço, de decorações nem de móveis. Graças a estes custos minimizados, os restaurantes são capazes de maximizar os seus lucros

Não é necessária uma boa localizado

Você encomenda comida todas as sextas-feiras do mesmo restaurante grego faz meses e sente que já o conhece completamente... mas sabe realmente onde está localizado? As cozinhas fantasmas não são destinadas a receber convidados, por isso tem mais liberdade ao escolher um local. Mesmo que tenha de ter em consideração o rádio de entrega para colocar sua cozinha em um hotspot, você pode aproveitar locais subutilizados. Essa possibilidade de estar em um espaço menos popular não só vai ajudá-lo a encontrar um lugar mais rápido e reduzir seus custos, mas também é melhor para os motoristas coletarem os pedidos

Liberdade para se adaptar e evoluir

A melhor parte de apenas "existir" online é que você pode facilmente mudar e adaptar o seu conceito. Lançou uma marca de hambúrgueres, mas não está tendo os resultados esperados? Não se preocupe, pode passar a ser uma loja de cachorros-quentes já amanhã. Quer fazer parte da nova moda dos sanduíches japoneses?  Pode, basta mudar o seu novo menu ao vivo com um único clique. A rapidez neste negócio é excelente para os profissionais de restauração, que estão dispostos a experimentar. E mais, pode  gerir múltiplas marcas virtuais para aumentar o seu negócio a partir da mesma cozinha fantasma.

Logistica simplificada

isso pode ser. As cozinhas fantasma, só precisam de gerir entregas, como tal podem preparar mais encomendas e fazê-las chegar aos seus clientes em menos tempo.Mais, se usa a solução de gestão da Hubster, todas as suas encomendas on-line são recebidas no mesmo local, independente da aplicação que o cliente esteja a usar. Isso significa menos problemas e mais tempo para se focar no que realmente importa: a comida.

simplify restaurant operations

Os desafios de gerir uma cozinha fantasma

Ganhar visibilidade pode ser difícil sem um espaço físico

A menos que o seu restaurante já seja bem conhecido, terá que trabalhar arduamente no desenvolvimento da sua marca. Não tem os clientes que passam e entram, sem um espaço físico, vai ter de competir com um mercado digital muito cheio.O nosso conselho? As avaliações dos clientes são fundamentais. Se ainda não implementou uma estratégia para as avaliações dos seus clientes, precisa de começar imediatamente, para aumentar a credibilidade do seu restaurante e o seu posicionamento on-line.

Fidelizar clientes pode ser uma tarefa muito desafiadora.

Um restaurante feito de tijolos e cimento é um lugar para oferecer experiências… mas como oferecer uma boa experiência à distância? Sem nenhuma interação com os seus clientes, tem de ser muito criativo para conseguir estabelecer um bom relacionamento e fidelizar os seus clientes, os detalhes vão ser fatores chave, para os seus clientes voltarem a encomendar e divulgarem o seu restaurante aos amigos, nas redes sociais.

As aplicações de entregas ditam as regras.

Gerir uma cozinha fantasma significa que as plataformas de entrega são o seu maior canal de distribuição, como a Glovo e Ubereats , que possuem uma excelente exposição junto do grande público e fazem muita divulgação, você vai depender de terceiros e terá de abdicar de uma parte do controle. Mais, vai precisar de aprender a navegar em cada uma das plataformas para aumentar a visibilidade da sua marca para obter os melhores resultados de busca.

how to sign up for uber eats

Você não será dono da sua reputação da mesma forma que seria num restaurante tradicional

O tempo de entrega das encomendas on-line é crucial, mas não estará no seu controle, a partir do momento em que a comida sai da sua cozinha: será que o motorista vem buscar a encomenda a tempo? Qual a rapidez da entrega? Será que tudo vai chegar em perfeitas condições? Goste ou não, a sua reputação será afetada pelo serviço dos aplicativos de  terceiros, e infelizmente, uma má experiência vai refletir no seu restaurante. Vai ser essencial que esteja sempre atento ao número das suas encomendas on-line . Ao associar-se a uma solução de gestão como a da Hubster, pode sincronizar na perfeição, todas as suas encomendas e eliminar erros no preenchimento dos seus pedidos, obter valores métricos valiosos para o seu negócio, analisar pedidos, controlar a sua disponibilidade e muito mais.

O futuro das cozinhas fantasma

É evidente que as cozinhas fantasma apresentem muitas vantagens, mas será que vieram para ficar? De acordo com  o novo relatório feito pela Rockville Research, o mercado global  de entrega de comida market estima um valor de $254 bilhões de dólares americanos no ano de 2028, crescendo a um ritmo de 10.9% no período de 2021 a 2028”. Tendo em consideração que este mercado continua a crescer a um ritmo superior ao dos restaurantes tradicionais, as cozinhas fantasma continuam  a ser uma excelente escolha para os profissionais de restauração de modo que possa garantir o seu futuro.

Enquanto as cozinhas fantasma apresentarem um menor custo alternativo aos restaurantes tradicionais, terão sempre espaço no mercado.

Se é um restaurante tradicional, ou uma cozinha  fantasma à procura de otimizar e gerir o seu sistema de entregas, preencha o formulário abaixo e comece hoje mesmo!

Últimos posts

As vezes, você só quer algo a mais. Mais suporte. Mais funcionalidades. Mais de tudo.
Como ter Sucesso no Delivery

Por que o seu restaurante precisa de marcas virtuais.

Criar marcas virtuais para o seu restaurante está a tornar-se na solução, para dominar os aplicativos de entrega sem um grande investimento.

Como ter Sucesso no Delivery

O que é uma Cozinha fantasma?

O que é uma cozinha fantasma? Como surgiram as cozinhas fantasma? Os benefícios de ter uma cozinha fantasma

Sobre o Hubster

Deixe que os seus clientes, encomendem, como quiserem com a nova função da Hubster Encomendas Manuais

Registre pedidos de qualquer origem, diretamente no seu Hubster tablet com a nossa nova função de Encomendas Manuais!

Sobre o Hubster

Em breve, nova funcionalidade do Hubster: Gestão de Cardápios

Restaurantes - gerencie seus menus em locais, marcas e plataformas em um só lugar com o novo recurso de gerenciamento de menu do Hubster.

Artigos

Artigo: Como tirar proveito da sua operação pode gerar resultados impressionantes para seu restaurante

Veja como o ambiente de delivery está mudando e como o seu restaurante pode tirar vantagens dessas mudanças.

Sobre o Hubster

Business Manager do Hubster agora oferece dados em tempo real!

Business Manager do Hubster agora oferece dados em tempo real! O que isso significa e como isso ajudará seu restaurante a ter sucesso no delivery.

Como ter Sucesso no Delivery

Como gerenciar avaliações negativas do seu restaurante na Internet

5 passos simples para fazer com que avaliações negativas tenham um impacto positivo na reputação do seu restaurante.

Como ter Sucesso no Delivery

Como tirar fotos de comida para delivery como um profissional

5 passos simples que donos de restaurantes podem seguir para otimizar suas fotos em plataformas de delivery online.

Solutions for enterprise customers

For restaurant groups with more than 10 locations, we love getting you up and running as smoothly and quickly as possible. Let us know what you need, and we’ll custom-tailor the right solution for your business. Let’s have a conversation about it.

Talk to someone