Como ter Sucesso no Delivery

Como tirar fotos de comida para delivery como um profissional

1/12/2020 4:31 PM

A evolução do delivery no Brasil


Não é nenhum segredo que os pedidos de comida por delivery vêm aumentando em um rítmo acelerado. A startup Mobills, de gestão de finanças pessoais, fez uma pesquisa que mostra que gastos com aplicativos de delivery de comida, como: IFood, Rappi e UberEats, cresceram 103% no primeiro semestre de 2020. Essa evolução na maneira como comemos exige que os donos de restaurante levem em consideração muitas coisas novas - desde como trazer a experiência do restaurante para as casas das pessoas, até como encontrar eficiência na gestão do processo de delivery. Com alto volume de pedidos em diferentes plataformas de delivery, os restaurantes precisam saber se destacar nos aplicativos frente a tantas ofertas. O Hubster ajuda você em todos os aspectos para ter sucesso no delivery, unificando o recebimento dos pedidos em uma única tela, possibilidade de aceite automático de pedidos e relatórios unificados dos aplicativos de delivery.

A arte e a ciência de encontrar o sucesso em pedidos on-line

Certos aspectos para obter sucesso na entrega são mais ciência do que arte, mas se destacar dos concorrentes nas plataformas de delivery pode ser mais arte do que ciência - a aparência da sua marca nos aplicativos pode gerar um aumento no número dos pedidos. 

Então, como você pode fazer seu restaurante e comida parecerem tão bons quanto na vida real, online? Conversamos com um fotógrafo de comida para aprender 5 passos fáceis que tornarão suas fotos de comida distintas, consistentes e bastante atraentes para o público. Felizmente, para tirar fotos incríveis de seus itens do cardápio para plataformas de entrega você precisa apenas de um smartphone, uma janela, uma pasta branca, uma toalha de mesa e alguma decoração mínima.


‍5 passos simples para tirar fotos de comida como um profissional


Passo 1 - Pegue seu smartphone e vá até a mesa mais próxima de uma janela.

Tudo tem a ver com a iluminação (bem, é sobre consistência, humanização e ângulos também, mas veremos isso mais tarde). “Ao tirar fotos de alimentos, trabalhar com luz natural é o melhor. A luz natural garante que os itens do cardápio pareçam claros e reais. ” Se você notar que o uso de luz natural resulta em sombras na comida, não se estresse. “Pegue um fichário branco, um pedaço de papel branco ou mesmo um avental branco e segure-o contra a mesa, em frente à janela. Isso reflete a luz da janela de volta para o seu prato, preenchendo as sombras e fazendo com que o item pareça um pouco mais brilhante.”


Passo 2 - Defina um lembrete para tirar todas as fotos do cardápio ao mesmo tempo.

Se você tirar uma rodada de fotos dos pratos das 13h às 14h em um dia ensolarado, certifique-se de tentar combinar a hora e a iluminação para cada rodada subsequente. “Fotografar todas as suas imagens ao mesmo tempo garante que todos os itens do seu cardápio pareçam vir do mesmo lugar, não importa quão diferentes sejam os itens. Acho que por volta do meio-dia é melhor - isso mantém todas as suas imagens vibrantes e vivas .”

Passo 3 - Use um fundo brilhante e exclusivo.

Os aplicativos de delivery estão cheios de estímulo - logotipos sem fim, comida deliciosa e cores brilhantes. Um atalho para se destacar nas plataformas de delivery é usar uma cor de base consistente e brilhante. Antes de fotografar sua comida em uma toalha de mesa branca ou mesa de madeira, pense em seu logotipo - sua cor principal é verde? Vermelho? Azul? Observe a paleta de cores da sua marca e, em seguida, visite uma plataforma de entrega para ver quais cores seus concorrentes usam. Se a sua cor principal é o verde e seu maior concorrente usa o verde como uma cor base em suas fotografias de alimentos, talvez opte por uma de suas cores secundárias ou uma cor contrastante. A partir daí, encontre uma toalha de mesa naquele tom - se você não tiver uma toalha de mesa, uma grande folha de papel também funciona. "Utilizar uma cor de base ajuda a sua marca a se manter consistente e se destacar dos concorrentes" e, na melhor das hipóteses, chama a atenção de um cliente potencial instantaneamente - gerando um novo pedido.

Passo 4 - Adicione um pouco de vida.

Ao visitar um aplicativo de delivery, você pode notar que a maioria dos restaurantes simplesmente mostra um prato em um fundo simples. Embora tudo o que um cliente em potencial possa receber em seu pedido seja a comida em si, estimular uma experiência pode ajudar seu restaurante a se destacar. “Mesmo apenas um enfeite extra deixa uma imagem mais viva” - experimente adicionar um guardanapo texturizado, uma peça de vidro única, ingredientes, folhagem ou talheres bonitos. Conforme você descobre quais guarnições ficam melhor em suas imagens, você pode continuar usando esses mesmos detalhes em fotos futuras.

Passo 5 - Fique de pé sobre a mesa (ou em uma cadeira, se necessário) e faça uma foto direta da comida.


Neste ponto, você já encontrou sua janela perfeita, tornou a iluminação melhor com a ajuda de um avental branco, descobriu um fundo especial para ajudá-lo a se destacar da concorrência e acrescentou detalhes para dar aquele up no visual do seu prato. Sua mesa está posta, agora é hora de comer! ... Bem, não, primeiro você tem que tirar as fotos, depois você pode comer. “Se você estiver fotografando em um smartphone, o ângulo de três quartos que muitos fotógrafos de comida usam pode fazer com que o item pareça distorcido. Fotografar por cima é a melhor maneira de obter uma imagem precisa de sua comida em um smartphone.”

Esses 5 passos podem exigir um pouco mais de tempo do que seu processo normal de fotografia, mas vale a pena. “As pessoas hoje estão tão acostumadas a ver imagens perfeitas de comida e de tudo no Instagram. Você não precisa ter aulas de fotografia ou possuir uma boa câmera para obter imagens que correspondem à qualidade de foto que as pessoas estão acostumadas hoje, apenas leva um pouco mais de tempo e atenção aos detalhes.”


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