Como ter Sucesso no Delivery

As principais razões pelas quais seu restaurante deve criar marcas virtuais

1/12/2020 4:31 PM

Por que seu restaurante precisa de marcas virtuais

O fato de que o mercado de entrega de alimentos está crescendo não é novidade.

O setor de distribuição de alimentos vem crescendo na última década, e as restrições relacionadas à COVID-19 apenas fortaleceram esta tendência. Sabendo que há milhões de clientes encomendando a entrega e a previsão de que o crescimento continuará além da pandemia tem encorajado muitos restaurantes a aproveitarem a entrega, o que também aumentou a concorrência.

growth of food delivery in canada

Não é mais suficiente simplesmente listar seu restaurante nas diversas plataformas de entrega. Em 2021, o segredo do sucesso é aumentar a visibilidade de seu restaurante. Mas como você pode controlar a visibilidade de seu restaurante quando parece que o algoritmo da plataforma de entrega controla a classificação e, por sua vez, alcança? Criar marcas virtuais para seu restaurante está rapidamente se tornando a solução para dominar as aplicações de entrega sem um grande investimento.

Se você é um restaurante que está procurando aprender mais sobre marcas virtuais ou considerando criar uma de suas próprias marcas, este artigo é para você.

Cozinhas Fantasmas versus marcas virtuais

Cozinha fantasma, cozinha dark, restaurante virtual ... tantos conceitos novos dentro da indústria de restaurantes surgiram no último ano que pode ser difícil de acompanhar.

Cozinhas fantasmas são espaços que são utilizados por restaurantes exclusivamente para a entrega de alimentos em casa. As cozinhas fantasmas não têm anfitriões, garçons ou lugares para jantar. Também chamadas de cozinha dark ou restaurante virtual, as cozinhas fantasmas podem ser utilizadas por ambas as cadeias de restaurantes que desejam criar espaços designados para a produção de alimentos para entrega e restaurantes que só existem digitalmente.

As marcas virtuais, por outro lado, são vitrines digitais em plataformas de entrega como Uber Eats, Correios, Caviar, e Grubhub. É daí que vem o nome: elas são chamadas de "virtuais" porque o cliente só pode ver e encomendar on-line nesses restaurantes.

As marcas virtuais não vêm necessariamente de uma cozinha fantasma: elas podem ser criadas e realizadas nas cozinhas dos estabelecimentos que você já conhece. Um único restaurante pode ter várias marcas no mesmo espaço e, de fato, esta capacidade salvou muitos restaurantes.



virtual brands restaurants

Isto significa que qualquer restaurante pode criar hoje uma marca virtual com os recursos que já possui.

Por que seu restaurante deveria criar uma marca virtual?

Os clientes de hoje não têm problemas em encomendar alimentos de lugares que nunca experimentaram antes, portanto, criar uma nova marca tem múltiplos benefícios.

  • Dominar as plataformas de entrega. Ter múltiplas marcas significa múltiplas aparições em plataformas como Uber Eats, Correios, Caviar e Doordash. Se você está atualmente listado nestas plataformas de entrega, você aparece 1 vez em cada uma delas. Mas e se você pudesse aparecer 2 ou 3 vezes?
  • Aumente suas vendas. Na mesma linha, 3 aparições em cada plataforma de entrega se traduzem em 3x o alcance e potencialmente 3x os pedidos e vendas.
  • Otimize o espaço de sua cozinha. Se sua cozinha tem capacidade suficiente para preparar mais alimentos, por que não aproveitá-la?
  • Limite o desperdício e tire proveito de seu estoque atual. Você pode criar uma marca virtual com os ingredientes que você já utiliza para otimizar seu catálogo.
  • Experimente com sua cozinha. Ter uma marca adicional lhe permitirá experimentar novos conceitos e pratos sem mudar o que as pessoas adoram em sua marca principal.
  • Multiplique seu ROI. A ideia é utilizar os recursos que você já possui (espaço, pessoal, ingredientes) para aumentar significativamente o retorno sobre seu investimento.
how to create a virtual brand for delivery

Como criar uma marca virtual em 5 etapas

A magia das marcas virtuais é como é fácil criá-las.

Todo o conceito gira em torno de ganhar dinheiro extra com os recursos que você já tem. Vamos nos aprofundar nos 5 passos para criar uma marca virtual para seu restaurante.

1. Estudar o mercado

Se você estiver lendo este artigo, provavelmente é dono de um restaurante que faz entregas. Isto significa que você já conhece seu público.

Antes de lançar sua marca virtual, é importante pensar nos clientes que você está procurando atrair com sua nova oferta. Dirija-se às plataformas de entrega e comece a se fazer algumas perguntas: que tipo de comida é popular em sua região? Falta alguma coisa na área? Você identifica algum grupo que não esteja sendo servido?

Se você vir que existem vários restaurantes de hambúrgueres, por exemplo, esta provavelmente não é a melhor ideia para uma marca virtual. Entretanto, é um reflexo do tipo de comida que as pessoas de sua região estão procurando. Que tal lançar uma marca de sanduíche?

Lembre-se que, como sua marca virtual depende do raio das plataformas de entrega, sua localização deve guiá-lo na tomada de decisões. Se você está procurando conselhos sobre o que tem melhor desempenho em sua área, a equipe da Hubster e nosso parceiro Future Foods pode ajudá-lo a entender as tendências de desempenho em sua região.

2. Escolha seu conceito

Agora que você tem uma ideia do que o mercado em sua área está procurando, é hora de pensar no seu menu atual. Quais são seus itens de melhor desempenho e como você pode aproveitá-los?

Talvez você ofereça um par de pratos vegetarianos em seu cardápio que tenham sido muito bem recebidos. Que tal criar uma marca vegetariana virtual separada?

Talvez suas sobremesas sejam muito populares e possam ter sua própria marca.

Se você receber muitos pedidos na hora do jantar, mas muito poucos durante o resto do dia, você poderia considerar oferecer café da manhã nos fins de semana ou menus para os escritórios da área na hora do almoço.

Neste ponto, certifique-se de que seu conceito esteja 100% adaptado à entrega. Você deve levar em conta fatores como tempo de preparação, margem de lucro, temperatura e facilidade de entrega. É melhor se concentrar em pratos simples com ingredientes similares aos que você já usa em sua marca principal.

Lembre-se de que você pode experimentar mais de uma marca virtual para obter o máximo de sua cozinha. Se você estiver procurando alguém para consultar sobre seu(s) conceito(s) virtual(is), a equipe da Hubster e nosso parceiro da Future Foods o ajudarão a decidir sobre um conceito otimizado para a entrega.

3. Construa sua marca

Embora as marcas virtuais não exijam muitas complicações ou custos, o aspecto e a personalidade de sua marca virtual é fundamental.

Seu conceito só existirá digitalmente, por isso é importante ter uma marca que o destaque nas plataformas de entrega. Elementos como um bom logotipo, ótima fotografia e uma imagem consistente o ajudarão a se diferenciar da concorrência. A equipe da Hubster e nosso parceiro Future Foods podem lidar com esta área para você.

Nossa recomendação? Não se esqueça de aproveitar sua presença nas redes sociais. Muitos clientes podem procurar por você no Instagram ou no Google antes de decidir fazer um pedido pela primeira vez.

4. Planeje suas operações

Agora que suas bases estão cobertas, é hora de escolher seus canais de venda.

Por existirem apenas no mundo digital, as plataformas de entrega serão seus melhores aliados. Os clientes nunca ouviram falar de você ainda, portanto é essencial usar seus serviços de entrega como uma vitrine para aumentar sua visibilidade. Pense neles como suas vitrines.

Para começar, faça um estudo das plataformas disponíveis na sua área e decida com as quais você quer trabalhar. Considere explorar várias opções diferentes. Segundo dados de nossos clientes, estar presente em mais de 1 aplicação de entrega pode aumentar sua renda em 70%.

Trabalhar com múltiplas plataformas, porém, pode causar o caos em seu restaurante. Especialmente quando você lida com mais de uma marca no mesmo lugar. Soluções como a Hubster lhe permitirão conectar todas as suas plataformas, locais e marcas em um único tablet e visu



food delivery aggregator for restaurants canada

5. Priorizar o marketing

Aproveite as promoções da plataforma de entrega, canais sociais, e-mail marketing e anúncios pagos para aumentar a conscientização e os pedidos.


Aqui estão 5 dicas chave para ter sucesso com sua marca virtual.

  • Qualidade em primeiro lugar. Ao trabalhar somente com entrega, os prazos de preparação e entrega devem ser duas de suas principais considerações. No entanto, você não deve sacrificar a qualidade de seus pratos. Certifique-se de criar um conceito simples que permita que seu pessoal gerencie mais de uma marca sem impactar os níveis de serviço.
  • A importância da embalagem. Quando se trata de entrega, a embalagem é uma grande parte da imagem de sua marca. As embalagens não só permitem que seus clientes recebam seus pratos adequadamente, como também são um reflexo de sua identidade e um dos primeiros pontos de contato que eles terão com seu conceito.
  • Conexão com seus clientes sem uma localização física. Como seus clientes só estarão interagindo com sua marca em plataformas de entrega, você tem a oportunidade de encontrar maneiras criativas de transformar os pedidos únicos em clientes fiéis. Que tal incluir notas de agradecimento ou uma promoção em cada embalagem? Qualquer coisa que permita que seu restaurante mostre ao cliente que você aprecia seus negócios, ajudará nesta área.
  • Cardápio e fotografia. Não é segredo que uma das chaves para ter sucesso na entrega é ter fotos de alimentos de alta qualidade, especialmente quando os clientes nunca viram seus pratos antes. Concentre-se em ter uma boa fotografia e um cardápio bem estruturado em cada uma das plataformas em que você está para evitar confusão.
  • Promoções. As promoções são uma das melhores ferramentas para se destacar nas plataformas de entrega. Você pode experimentar diferentes ideias: promoções para clientes regulares, sobremesa grátis para clientes de primeira viagem, ou um desconto percentual em seus pratos mais populares.

Marcas virtuais em ação: Figueroa Filadélfia

Como muitos restauradores, Danny Hizami da Figueroa Philly decidiu se inscrever para múltiplas plataformas de entrega em 2019.

"Adoro meu restaurante e o que faço, então comecei a explorar diferentes opções: desde cozinhas fantasmas a caminhões de comida até marcas virtuais. Foi aí que encontrei a Future Foods e a Hubster. Como Figueroa Philly costumava ser um KFC, temos uma cozinha enorme com duas grelhas. Fazia sentido para mim usar o espaço extra para criar novas marcas e atender mais pedidos."


how to create virtual restaurant

Quando Danny Hizami fez parceria com a equipe da Future Foods e Hubster, ele começou a usar seu espaço de cozinha que normalmente produzia principalmente cheesesteaks para criar 8 Marcas Virtuais diferentes desde sanduíches de café da manhã até frango frito e tacos. "A cada três semanas eu converso com meus gerentes de conta da Future Foods e Hubster para experimentar algo novo". Desde que mantenhamos a qualidade dos alimentos, estou disposto a experimentar qualquer coisa."

Confira aqui a história de como a Figueroa Philly desenvolveu seu restaurante com marcas virtuais.

Se você é um restaurante que procura experimentar com marcas virtuais, preencha o formulário abaixo para começar hoje mesmo!

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